Qual a diferença no cavalo mecânico 4×2, 6×2, 6×4?

Qual a diferença no cavalo mecânico 4×2, 6×2, 6×4?

De uma vez por todas aprenda qual a diferença entre cavalo toco, trucado e traçado.
De uma vez por todas aprenda qual a diferença entre cavalo toco, trucado e traçado.

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vou falar sobre um assunto para aquelas pessoas que estão começando a se envolver no ramo de transporte ou querem aprender as diferenças de caminhão toco, trucado e traçado. Muitos de vocês já conhecem o assunto, mas há muitas pessoas que estão sempre procurando aprender coisas novas.

O que significa “toco”, “traçado” e “LS”?

Vamos começar explicando as nomenclaturas utilizadas. Cada um deles é chamado de uma forma diferente. O caminhão toco também pode ser encontrado com a nomenclatura “4×2” porque possui quatro apoios, sendo dois na frente e dois atrás, e apenas dois tracionam. Já o caminhão traçado, conhecido também como “6×4”, possui seis pontos de apoio no total, 2 na dianteira mais os 4 apoios traseiros que tracionam. Por fim, temos o caminhão Trucado, também conhecido como “6×2” ou “LS”, também possui seis pontos de apoio no total, 2 na dianteira mais os 4 apoios traseiros, onde apenas 2 tracionam.

Funcionamento dos Caminhões

Agora que já entendemos um pouco sobre as nomenclaturas, vamos falar sobre o funcionamento desses caminhões. O caminhão traçado, exatamente oposto do caminhão toco, ele foi desenvolvido para puxar mais peso. Os seus 4 pontos de tração garantem uma capacidade de arrasto maior além da facilidade de se locomover em locais com barro ou terrenos acidentados, assim como um carro 4×4. A atração adicional ajuda a sair de alguns apuros, como atolar em grandes buracos, por exemplo. Além disso, cada caminhão possui diferentes formas de bloqueio do diferencial, o que ajuda ainda mais em situações de atolamento.

Bloqueio do diferencial

O bloqueio do diferencial é um recurso importante nos caminhões. No caso do caminhão toco, ele também possui bloqueio diferencial, mas a diferença é que ele bloqueia as duas rodas quando acionado, ajudando a sair de um atolamento. Já o caminhão trucado também tem os bloqueios de diferenciais uteis para auxiliar em uma situação de atolamento leve. No entanto, nada se compara à tração de um caminhão 6×4 traçado, que é considerada uma das melhores opções para situações extremas.

Peso suportado pelos caminhões

Agora vamos falar sobre a capacidade de carga desses caminhões. No caso do caminhão toco 4×2, ele suporta até 10 toneladas de carga no eixo traseiro (4 pneus) e no eixo dianteiro pode suportar até 6 toneladas (2 pneus). Já o caminhão trucado 6×2, suporta 17 toneladas nos 2 eixos traseiros (8 pneus), mais 6 toneladas no eixo dianteiro (2 pneus). E o caminhão 6×4, leva a mesma quantidade de carga do 6×2, suporta 17 toneladas nos 2 eixos traseiros (8 pneus), mais 6 toneladas no eixo dianteiro (2 pneus).

Conclusão

Espero que você tenha gostado do conteúdo abordado sobre caminhões toco, traçados e LS. É importante ressaltar que cada modelo possui suas características e é utilizado para diferentes finalidades. O caminhão traçado, por exemplo, é mais adequado para terrenos irregulares, o caminhão trucado é para cargas medianas, enquanto o caminhão toco é mais utilizado em estradas pavimentadas e cargas leves.

O que é um caminhão 4×2?

O que é um caminhão 6×2?

O que é um caminhão 6×4?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress